Disciplina: Profissão Docente
É importante que se trabalhe os conteúdos curriculares relacionando ao conteúdo cultural de instituições como museus, galerias e casas de cultura.
Hoje em dia, este trabalho pode ser realizado tanto com visitas presenciais como virtuais. E os programas oferecidos por estas instituições são de extremo valor e absolutamente integráveis aos conteúdos tradicionais. Esse tipo de trabalho só dinamiza mais o ensino/aprendizagem, como também amplia o conhecimento do aluno que passa a desenvolver seu conhecimento a partir de vários objetos, não se atendo apenas ao livro didático, à lousa ou ao discurso do professor.
Esse é o tipo de atividade que também fortalece no aluno o sentido de valorização da produção humana, do patrimônio cultural e é fundamental para que este aluno se sinta motivado a realizar sua própria produção. Além disso, expande a visão de mundo do aluno e o apresenta às artes e à diversidade profissional que existe.
Além das instituições mais tradicionais, nós temos também a arte jovem - como o grafiti - que atinge diretamente o jovem e pode ser relacionada à formas de expressão utilizadas em outros períodos.
Tenho dois tipos de visitas que já realizei com os meus alunos para compartilhar:
Já os apresentei ao Museu do Homem Americano, que tem uma cultura muito rica pré-histórica do homem, e é muito estimulante para os alunos por é uma visita virtual e eles próprios, com minha mediação, escolhiam os caminhos do roteiro que gostariam de seguir.
A outra visita que fizemos foi ao Catavento (SP), onde os alunos puderam fazer um roteiro rico, com monitores, integrando Geografia e Ciências. Segue abaixo uma foto de nosso passeio.