DISCIPLINA: "EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: POSSIBILIDADES, AVANÇOS E DESAFIOS".
Porque ainda a se faz necessária a reafirmação do direito à EDUCAÇÃO PARA TODOS? Não vivemos em uma sociedade democrática e justa? A educação especial e inclusiva é assegurada por leis, mas ainda assim enfrenta grandes obstáculos.
Diversos documentos asseguram esse direito como, a DUDH, a Declaração de Salamanca, nossa Constituição e a LDB. Estes documentos visam a educação como um exercício da cidadania.
Trabalho em 3 instituições diferentes e, apesar da nova legislação (2000/2002), não podem aceitar determinados alunos especias.
- Escola A / B / C: Não tem estrutura para garantir a frequencia de alunos que utilizem a linguagem de libras.
- Escola A / B: Não tem estrutura que garanta a frequencia de alunos cadeirantes.
Iniciei meu curso de licenciatura em 2008 e, na instituição que cursei, a matéria de Libras era optativa e aos sábados à tarde. Além do horário estar fora do cronograma do curso noturno (o que dificultava a frequência), diversos alunos não faziam a menor questão de cursá-la. Por falta de instrução, nós desconheciamos a legislação e não fomos informados por ninguém da instituição a importância de cursar Libras. Talvez, se conhecessamos a legislação, muitos de nós teríamos cursado.
O professor deve estar sempre atualizado dos direitos à educação para que seja um interlocutor deste aluno especial e faça com que seu direito seja garantido nas instituições. Porém, nós, profissionais, não podemos nos esquecer também de nos mantermos atualizados no que diz respeito à Educação Especial/Inclusiva, como procurando cursos, palestras e leituras que nos tornem, cada vez mais, preparados para agirmos de acordo com o que a legislação educacional garante e a sociedade atual necessita.