Translate

Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vídeo-aula 6: O professor e a diversidade cultural na sala de aula


DISCIPLINA: “PROFISSÃO DOCENTE”

A diversidade cultural é uma manifestação que pode ser manifestada pelo estudo das várias culturas existentes e suas produções. Ela é o direito de cada povo manifestar, documentar e preservar sua própria cultura. O intuito deste ensino é promover o respeito aos povos, compreender sua permanente transformação em cada momento histórico. Estudar os objetos é compreender estes povos e mais sobre sua história.

A ideia é promover a assimilação de referencia artística, não pensando numa cópia, mas sim desenvolvendo sua própria informação e seu interesse pelo que mais se aproxima a ele, em cada cultura.
Pontos levantados por Chalmers (2003): Devemos estudar não apenas o que foi consagrado como arte, mas na verdade estudar a diversidade e valorizar novas linguagens. O estudo da diversidade cultural favorece a relação do individuo com o grupo/sociedade e desenvolve o pluralismo.
Assim, a diversidade cultural deve fazer parte da sala de aula dos alunos, sendo inserida nas aulas e nos conteúdos. Deve-se não apenas trabalhar os objetos, mas as diversas linguagens como: lendas, mitos, festividades. Embora ela precise ser sempre dinâmica para que despertem o interesse dos alunos e visem sua participação efetiva na construção do seu saber.

As manifestações artísticas comunitárias também desenvolve a construção do saber do aluno, pois está presente em seu cotidiano e assim fortalece a formação da identidade cultural do estudante.
Para finalizar, segue o Relatório da UNESCO (1996):
“O principio básico deverá ser o respeito a todas as culturas cujos valores sejam tolerantes em relação às outras. O respeito vai além da simples tolerância: implica a adoção de uma atitude positiva para com os outros e a satisfação em relação as suas culturas. A paz social é necessária ao desenvolvimento humano e exige que as diferenças entre culturas sejam vistas não como algo estranho, inaceitável ou mesmo detestável, mas como o resultado de diferentes maneiras de coexistência humana que contêm lições e informações valiosas para todos.”