Translate

Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vídeo-aula 2: A ação educativa ao longo da trajetória escolar

DISCIPLINA: PROFISSÃO DOCENTE
A escola atual não pode ser apenas um espaço para transmissão de conhecimento. Ela, atualmente, precisa e já exerce ações voltadas para orientação de estudos, sobre drogas, adaptação, orientação sexual e também recuperação. Mas estas ações não podem ser promovidas aleatoriamente e sim em sintonia com a trajetória escolar. Nesta vídeo-aula podemos ter, com mais clareza, o papel do professor em cada etapa desta trajetória e quais são as necessidades a serem supridas em nossos alunos.

Educação Infantil: Representa para o aluno um mundo de descobertas, brincadeiras e alegria. Desta maneira, a escola é vista por este como um novo mundo para adaptação, ampliação dos saberes, mundo, relações e linguagens. A função do professor nesse quadro é a INSTITUCIONALIZAÇÃO, ou seja, mostrar para o aluno o que é e como funciona a escola.

Ensino Fundamental I (Primeiros anos): Surge a primeira transformação e para o aluno se torna o local do aprender e que aprender, tem um preço. É a fase de desenvolvimento do autoconceito, onde é necessário motivação, adaptar-se ao ritmo da escola e à uma nova convivência. A função do professor nessa etapa é o de conciliar a alegria com o aprendizado.
Ensino Fundamental I (Últimos anos): A escola se transforma em um espaço plural e o aluno passa a se tornar mais crítico e com uma sintonia apurada; O desenvolvimento, agora, é o do autoconceito acadêmico: aprender e se organizar, além de iniciar sua autonomia. A função do professor, aqui, é a de escolarização: fortalecer a relação aluno-escola, investir no aluno estudante, fazer com que o aluno goste da escola.
Ensino Fundamental II: A escola, para o aluno, passa a não ser um único local de convivência, surgem tantos outros mundos. Assim, ela passa a competir com outros espaços – momentos de conflito e tensão. Ensino Médio: O mundo extraescolar se aprofunda. O aluno reconhece a importância da escola e da educação, mas precisa aprender a lidar com a disponibilidade => paradoxo.
A função do professor nessas duas etapas é a de prepará-los para as crises, conflitos e projetos de vida, desenvolvendo sua autonomia, sua identidade e seus valores. Visa a preparação para a vida social, onde o professor lhes dá apoio e orientação, com sensibilidade e mostrando-lhes o que é a vida, a responsabilidade e realidade/sociedade.
A ação educativa na escola, desta forma, passa por diferentes ênfases: Institucionalização>Escolarização>Preparação para a vida social.
Mas nessa trajetória, tudo deve ser flexível, pois, eventualmente, precisamos trabalhar essas ênfases em momentos diferentes dos típicos apresentados. É necessário reconhecer o momento do aluno.
O papel do educador é acolher o aluno, trazer para a escola, o fazer viver bem a vida escolar e devolvê-lo pra sociedade, preparado. A profissão docente é um desafio!