Translate

Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vídeo-aula 4: Ética e Saúde a escola


DISCIPLINA: “EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: POSSIBILIDADES, AVANÇOS E DESAFIOS”

Essa vídeo-aula nos permite pensar sobre a questão de termos um aluno com necessidades especiais em sala de aula. Que impacto essa situação, essa terminologia têm em cada um de nós. Particularmente, tenho vários alunos com necessidades especiais em sala, não todos na mesma, mas pelo menos um em cada que ministro minhas aulas de Ensino Fundamental II.
Fiz essa reflexão durante a aula e repensei as atitudes que tive com cada um deles. A maior dificuldade que enfrento é a quantidade de alunos que tenho em sala de aula. A ideia de lidar com as diferenças e trabalhá-las em sala de aula é muito difícil, principalmente quando você tem uma sala de quarenta e cinco alunos, por exemplo. Mas ao mesmo tempo, trabalho em outra instituição, que tenho uma sala com um aluno especial, mas num total de oito alunos. Definitivamente, é muito mais fácil e muito mais rico o trabalho nesta sala, mas precisamos convir que esta não é uma realidade.
A primeira vez que me deparei com um aluno especial, eu, se quer, fui avisada pela escola. O aluno estava lá e eu entrei em sala. Por não se tratar de uma deficiência física, eu não notei imediatamente, mas aos poucos pude perceber que o ritmo do aluno era completamente diferente. Voltei pra casa pensando em como lidar com a situação, pois eu, em minha vida pessoal, estava preparada para lidar com as diferenças, mas na profissional, sentia que não.
Foi um desafio, principalmente porque eu, logo de início, não acreditei que poderia realizar meu trabalho plenamente. O mais prazeroso foi perceber que, uma pessoa que estava preparada na vida para lidar com diferenças, bastava querer para lidar com elas profissionalmente também. Acredito que no final daquele ano, tive um prazer imenso ao perceber que o aluno havia compreendido a matéria e se sentia acolhido pela escola. Esse foi um resultado muito positivo que a escola obteve e um presente pra mim.
Pra mim, esse resultado só foi atingido, porque o trabalho foi coletivo. Todos os professores se comprometeram e conseguiram trabalhar juntos para a formação, em especial, deste aluno.