Translate

Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vídeo-aula 5: O papel do professor na mediação cultural


DISCIPLINA: “PROFISSÃO DOCENTE”

É importante que o professor aproxime seus alunos de quem produz arte e cultura. Às vezes ele pode estar restrito à disciplina "artes", mas esse tema pode ser abordado em várias disciplinas.
É preciso desmistificar a arte como inacessível. Ela tem que fazer parte de maneira natural da vida do aluno, não só na escola, mas também no seu cotidiano.
Enaltecer a arte brasileira, fazendo arte e relacionando-a ao seu contexto sócio-histórico. O aluno pode aprender, fazendo. A arte pode promover a autoestima, pois assim, cada um se expressa, constrói a interpretação e o saber artístico do aluno, além de poder ser feito coletivamente, integrando todos os alunos e promovendo a participação social.
A arte trabalha a transversalidade, como questões sociais ou ligada à realidade do cotidiano do aluno. O importante é focar o conteúdo poético da obra de arte. O aluno precisa aprender a decodificá-la e compreende-la, fazendo com que o aluno se interesse pelo assunto.
Que aluno formar: a arte de manifesta as características culturais (marcas subjetivas) que transforma a condição de vida e a visão de como se viver no mundo atual, promovendo a integração do aluno na sociedade e fazendo com que o aluno sinta prazer e vontade de frequentar a própria escola, transcendendo a sala de aula. São formas de produção artística: Portfólios, Blogs, etc.
Cada aluno deve ser compreendido dentro de sua singularidade, formando e construindo a identidade de cada aluno. Para tal,o professor precisa apresentar obras de qualidade e que se encaixem aos conteúdos necessário, fazendo sentido aos alunos. Assim, o professor precisa investir na sua própria formação pois desta maneira ele pode desenvolver sua experiência de se manifestar e se expressar através da arte.
Diferenças entre o contexto histórico da arte:
Escola nova: Visa mais a expressão sentimental.
Escola contemporânea: o aluno constrói seu saber artístico, mas sem perder sua identidade na autoria.