Translate

Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vídeo-aula 25: Professor pensador


Disciplina: Profissão Docente
Começo com as citações utilizadas pelo professor:
  • “O homem naturalmente quer saber.” (Aristóteles)
  • “Tu és a tua própria lição de casa.” (Franz Kafka)
  • “É o choque do imprevisto que nos obriga a pensar, que nos comove inteiramente, que nos deixa perplexos, que nos leva a problematizarmo-nos, a pensar o que até agora não podíamos pensar.” (Walter Koan)
  • “O exercício da curiosidade, da reflexão e do diálogo com o extramental nos leva ao momento das decisões”
Somos seres receptores que aprendem o conteúdo e, a partir dele, refletimos e assimilamos. Assim exercemos a curiosidade e a reflexão.
Quando assimila, que etimologicamente significa tornar-se semelhante, nos tornamos semelhantes ao que conhecemos, aprendemos, e então renascemos (em francês a palavra tem esse significado).
Faz parte do ser humano a curiosidade insaciável, o pensamento vivo, dialogante, inquieto. A educação exige, dos professores e dos alunos, mente aberta para novas percepções e para sempre reciclar e construir novos conhecimentos. O  diálogo é um dos maiores instrumentos para ampliar os horizontes de forma não-linear. Assim, devemos suscitar mais curiosidade, mais perguntas, pois nisso consiste o trabalho docente com nossos alunos.

Finalizo, novamente, com a citação do professor:
“Se ler é assimilar, eu me transformo um pouquinho naquilo que li, eu apreendo e assimilo um pouco a visão de mundo e com isso amplio, revoluciono a minha visão de mundo. Essa é a relação que há entre leitura e pensamento. Eu leio não apenas para decifrar, mas para compreender a leitura e o que vai além da leitura, para me compreender.”