Translate

Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vídeo-aula 15: Como anda a educação especial no país??


Disciplina: Educação Especial/Inclusiva: possibilidades, avanços e desafios

O MEC apresenta um índice alto de matriculas de alunos com NEE no ensino regular, o que reafirma a procura pela escola regular e não mais pela escola especializada. Apesar deste crescimento nas últimas décadas, ainda existem muitas crianças que estão fora desta escola, pois não há estrutura para o atendimento destas.

Esta estrutura ainda é falha nas escolas regulares, sendo que apenas em escolas especializadas traçam os perfis destes alunos com NEE. E com esta falta de informação a escola regular não se encontra preparada para a recepção destes alunos. Os próprios diagnósticos, ou falta deles, ou diversidade deles, apresentados nas escolas regulares não habilitam esta a se preparar para o atendimento dos alunos.
É necessário que o diagnóstico seja realizado SEMPRE por um profissional de saúde para que a atividade pedagógica seja pertinente a necessidade de cada aluno, respeitando a diversidade de cada aluno.
A demanda de alunos com NEE é, em maioria, do sexo masculino. Para que esse fato seja realmente preciso, é necessário reavaliar se o que ocorre é uma EXCLUSÃO MAIOR, como de: ser do sexo feminino, ser deficiente do sexo feminino ou se a ideia do menino problematico, transformou-se em "aluno deficiente".
A educação para alunos especiais se apresenta ainda de forma limitada, onde o índice destes alunos no Ensino Médio é muito baixo, certificando que o aluno com NEE, às vezes, se quer completa seu Ensino Fundamental.

Estes dados apresentam a fragilidade sofrida pela Educação Especial/Inclusiva. Ainda que se haja uma legislação e um investimento governamental, o país não atende a demanda real destes alunos. O papel do professor é imprescindível neste quadro, já que este pode intervir em uma educação efetiva destes alunos e que a educação REALMENTE atinja a todos e com qualidade. Só assim, os indivíduos com NEE podem realmente ter uma formação plena, para que possa ser inserida na sociedade atual.